Project Description
Milagre pelo Papa Cardeal e Reconhecimento do Milagre do Papa
Este quadro faz parte de um conjunto de quatro tábuas dedicadas à vida e lenda de São Roque, e que constituíam o retábulo-mor da antiga Ermida de São Roque, construída em 1505, no local onde hoje se ergue a igreja jesuítica da mesma invocação.
O culto a São Roque partiu de França e de Itália, no século XV, estendendo-se rapidamente a toda a Europa, incluindo Portugal, o que se explica pelas recorrentes epidemias de peste que marcaram a História do velho continente até ao século XVI. No final do século XV São Roque foi incluído no Martirológico, pelo Papa Gregório XIII, e, no final do século XVII, foi canonizado, pelo Papa Urbano VIII.
Nesta tábua, a segunda do conjunto, foi representado em primeiro plano o episódio da cura miraculosa do cardeal inglês, em Piacenza, por São Roque. O santo, em pé à beira do leito do doente, desenha o sinal da cruz na testa deste último. Aos pés da cama do cardeal, podemos observar as vestes cardinalícias que o identificam e uma taça e dois boiões, pousados sobre uma banca em madeira. O boião do lado esquerdo ostenta uma inscrição na tampa de difícil leitura. Dois jovens, com os braços erguidos e ajoelhados aos pés da cama do cardeal, assistem à cura milagrosa. Na parede, vê-se um pequeno quadro com a representação do Calvário que, além de reforçar o fato de se tratar do quarto de um alto dignitário da Igreja, tem uma função de edificação. Ao fundo, do lado esquerdo, recorrendo, mais uma vez, ao esquema do quadro dentro do quadro, encontra-se representada a cena do reconhecimento do Papa a São Roque. Do lado esquerdo, o Papa, sentado num trono com dossel, com a tiara na cabeça e uma cruz nas mãos, recebe São Roque, o cardeal inglês por ele curado e uma comitiva de religiosos que os acompanha.
DETALHES
AUTOR
Jorge Leal/Cristóvão de Utreque
LOCAL/DATA
Portugal, c. 1520
MATERIAIS
Óleo sobre madeira
DIMENSÕES
128 x 119 cm
INV
Pin.53