sobre nós

O Programa Lisboa, Cidade de Todas as Idades é um plano estratégico para a cidade, que nasce da vontade em melhorar a qualidade de vida da população 65+, fazendo da cidade um espaço de vida, de autonomia, de participação plena, de compromisso com o cuidar no reconhecimento do potencial e da dignidade das pessoas.

O Lisboa, Cidade de Todas as Idades visa a promoção de políticas integradas para a longevidade, que se traduzem em 3 eixos estratégicos: Vida Ativa, Vida Autónoma e Vida Apoiada. Estes eixos agregam várias medidas com vista à melhoria da qualidade de vida e de bem-estar da população 65+, impulsionando também a manutenção e a promoção da autonomia e da prestação de cuidados qualificados.

O incentivo da Vida Ativa

Traduz-se na melhoria e no acesso a atividades de âmbito cultural, desportivo, de formação, de participação e de intervenção cívica.

O estímulo da Vida Autónoma

Assenta no favorecimento das condições do espaço público e do edificado, assim como na requalificação e na diversificação da rede de equipamentos e de serviços que promovam a autonomia.

O impulso da Vida Apoiada

Passa pela ampliação da rede de equipamentos sociais e de saúde, da mesma maneira que pela prestação de cuidados em situações de menor autonomia e/ou de redes sociais enfraquecidas.

FOTO1 FOTO2 FOTO3 FOTO4 FOTO5 FOTO6 1 / 4


GALERIA DE FOTOGRAFIAS
GALERIA DE VÍDEOS

A implementação dos objetivos e das medidas assente na diversidade e nas especificidades da população 65+ residente na cidade de Lisboa, tal como no empowerment das pessoas, das organizações e das sociedades. Esta estratégia para a cidade vem reforçar a participação social e comunitária, as redes de solidariedade e de parceria, do mesmo modo que a promoção de apoios sociais personalizados, integrados e flexíveis.

Ao investir na requalificação e na diversificação das respostas e dos serviços, o Programa tem a intenção de inovar nas metodologias, nos domínios e nos modelos de intervenção que utiliza, procurando adequar e antecipar soluções que vão ao encontro das expetativas e das potencialidades da população com mais de 65 anos. Desta forma, o Lisboa, Cidade de Todas as Idades visa romper com o anterior paradigma ao reconhecer o valor das pessoas e das suas distintas especificidades, e ao apostar na criação de condições para que estas possam permanecer nos seus contextos de vida durante o máximo de tempo, com conforto, qualidade e autonomia.

DOWNLOADS
APRESENTAÇÃO | PDF 1MB
BROCHURA | PDF 3MB

Slide PROJETO RADAR TELEASSISTÊNCIA CONTACTOS © SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA