voltar para notícias

Casal de artesãos presenteia equipas do RADAR

13 de agosto de 2021

José e Maria Jaime recriaram o símbolo do projeto RADAR, feito através de chapas de zinco, como forma de agradecimento às equipas que os acompanharam durante o confinamento.

Um casal de idosos presenteou, no passado dia 3 de agosto, a equipa da Unidade de Missão Lisboa Cidade de Todas as Idades, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com uma réplica artesanal do símbolo do projeto RADAR, como forma de agradecimento pela dedicação e empenho no seu acompanhamento, durante os períodos de confinamento decretados pelo Governo.

Casados há mais de 60 anos, José e Maria Jaime quiseram desta maneira agradecer o apoio que toda a equipa do RADAR lhes deu praticamente desde o início de 2020, quando grande parte da população, maioritariamente os cidadãos mais velhos, teve de permanecer em casa.

Desde que Maria, de 83 anos, e José, de 85, e foram integrados na plataforma RADAR, foram realizados sistematicamente contactos telefónicos e visitas presenciais. Embora o casal afirme que tem “um bom suporte familiar”, a dedicação dos “radares” foi fundamental para atravessar a pandemia.

Com o gosto comum pela arte, desde há vários anos que o casal se dedica à elaboração de peças em zinco inspiradas em monumentos e objetos portugueses. Os elétricos e as guitarras portuguesas são alguns dos exemplares que compõem o seu espólio artístico. Com uma vida profissional dedicada a outras áreas – Maria foi encadernadora e José serralheiro civil -, o casal frisa que gostaria “de participar em feiras e exposições de artesanato” para exibirem todos os trabalhos que fizeram “ao longo dos anos”.

Como expetativa futura, o casal octogenário revela ainda que tem o desejo de “viajar e conhecer outras culturas e países, continuar a ter uma vida ativa e autónoma” e de apoiar “os dois filhos no que for necessário”.

  • Casal de artesãos
  • Peça - Réplica artesanal do logotipo do Projeto Radar

Slide PROJETO RADAR TELEASSISTÊNCIA CONTACTOS © SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA