Misericórdia do Vimieiro recebe apoio do Fundo Rainha Dona Leonor

24 junho 2021

O Fundo Rainha D. Leonor apoiou a reabilitação do lar de idosos da Misericórdia do Vimieiro. Um projeto importante para o concelho, na medida em que dá resposta às necessidades sociais mais urgentes da população.

Os utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia do Vimeiro, no concelho de Arraiolos têm, a partir de agora, uma maior qualidade de vida e bem-estar.

Para além de melhorias realizadas no interior do equipamento, procedeu-se à requalificação dos espaços exteriores no sentido de permitirem um maior contacto intergeracional, nomeadamente entre os idosos e as crianças do jardim de infância da instituição. Nestes espaços, foram igualmente asseguradas áreas de sombra e mobiliário exterior adaptado às necessidades dos seus utentes.

Paralelamente, foram criados espaços para apoio residencial de curto e médio prazo, destinados ao descanso dos cuidadores e ao acolhimento de idosos com necessidade de tratamento temporário.

Iniciado em setembro de 2019, o projeto foi financiado pelo Fundo Rainha D. Leonor com 300.000 euros.

Presente na cerimónia de inauguração, que se realizou esta segunda-feira, 21 de junho, o provedor da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, referiu que o Fundo “serve sobretudo de alavanca, de estímulo para que as comunidades locais também se mobilizem”, frisando ainda que esta obra é “um sinal magnífico da capacidade das nossas comunidades”.

Ainda durante a sua intervenção, Edmundo Martinho fez questão de salientar que o novo equipamento está “ao nível dos melhores que tenho visto no país”.

Para Aurelino Ramalho, provedor da Misericórdia do Vimieiro, este resultado demonstra “a resiliência do povo alentejano”. “O esforço da Misericórdia do Vimeiro foi enorme, principalmente pelo facto de, em período de pandemia, nunca termos fechado a obra, salvaguardando os nossos idosos”, salientou ainda.

Descerrar da placa do lar da Santa Casa da Misericórdia do Vimeiro