No início do mês de abril a Casa do Impacto lançou a 5ª edição do Santa Casa Challenge, um concurso promovido no âmbito da sua estratégia de investimento que premeia soluções tecnológicas inovadoras que deem origem a dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação, exequíveis do ponto de vista tecnológico.

Criado com base em desafios reais, o Santa Casa Challenge pretende estimular o empreendedorismo social de base tecnológica e valorizar o potencial das tecnologias digitais para encontrar respostas sociais inovadoras nos âmbitos de atuação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Após quatro edições tem-se revelado adequado para aproximar os empreendedores e as startups de base tecnológica, aos problemas e necessidades sociais, permitindo potenciar os efeitos das tecnologias da informação e comunicação na melhoria da qualidade de vida das populações mais vulneráveis.

Porque já testado com sucesso, a nova edição deste concurso foi adaptada com o objetivo de reagir aos efeitos nefastos, a curto e longo prazo, que a pandemia COVID-19 irá produzir na população idosa, particularmente ao nível da comunicação e relação com os outros (familiares, serviços de saúde, comunidade, etc.).

Foi lançada uma edição extraordinária, dirigida à criação e adaptação de ferramentas digitais que respondam às necessidades específicas dos idosos afetados pelo COVID-19, considerando que estas ferramentas são, atualmente, o meio mais célere e eficaz para garantir a informação e participação social ativa.

A esta edição podem candidatar-se startups em atividade, empresas tecnológicas ou outras organizações do domínio digital, com soluções já desenvolvidas, eventualmente noutros domínios e empresas tecnológicas de referência no mercado nacional e europeu.

Na primeira fase serão selecionadas 10 candidaturas, que irão apresentar o seu pitch ao júri do concurso por videoconferência.

Posteriormente serão selecionadas quatro candidaturas finalistas, às quais será atribuído um prémio monetário num valor total de 100 mil euros para um máximo de 4 candidaturas e a possibilidade de desenvolver um projeto piloto para validação da solução no contexto específico dos idosos. Este projeto-piloto terá a duração máxima de seis meses e realizar-se-á em equipamentos ou serviços da SCML ou dos seus parceiros sociais.

A Casa do Impacto decidiu prolongar o prazo de candidaturas à edição COVID-19 do Santa Casa Challenge, até dia 10 de maio de 2020.


*Notícia editada a 29/04/2020