O COVID-19 mudou drasticamente o nosso dia-a-dia e podemos usar este período para redireccionar o nosso comportamento enquanto sociedade e contribuir com renovado ímpeto para mudanças estruturais na forma como usufruímos das nossas cidades e do nosso Planeta.

Inspirando-nos na popular frase “Depois da tempestade, vem a Bonança”, como podemos, em conjunto e individualmente, melhorar no Pós-Covid?

Estão as smart cities mais preparadas do que as outras para fazer face aos desafios do futuro? Dando um passo mais longe, temos a oportunidade de contribuir para a construção de smart sustainable cities, cuja definição se encontra alinhada com o ODS 11 das Nações Unidas, dedicado às Cidades e Comunidades Sustentáveis, e baseado na sustentabilidade, inclusão e segurança. Este conceito de cidade inteligente tem ganho cada vez mais força com um conjunto de cidades a apresentar novos projetos inovadores para dar respostas mais eficazes às necessidades da sociedade.

A evolução tecnológica dá oportunidade ás cidades para atualizarem as suas infraestruturas e formas de administração através da adopção em massa de tecnologias inteligentes e disruptivas que permitem melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos, dinamizar novos serviços/produtos e até gerar emprego. As valências das smart cities foram também apontadas como possíveis formas de mitigar, prevenir ou até prever novos surtos pandémicos.

A dificuldade no acesso a financiamento é apontada como um dos grandes fatores limitativos ao desenvolvimento e implementação de projetos no âmbito das smart cities. Quais opções de investimento temos à disposição dos empreendedores? Qual é a “bancabilidade” destes projetos? Que dificuldades se apresentam aos empreendedores neste âmbito? Como pode o ecossistema de Empreendedorismo e Inovação contribuir para darmos o “salto” e aumentar o potencial português na construção de smart cities?

Junta-te a esta conversa que contará com Ana Fragata, Directora Executiva do Fórum Internacional das Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Gonçalo Faria, Client Success Leader na Beta-i e Teresa Vaz Antunes, Chief Empowerment Officer na iMatch.

LOCAL_
Zoom | Facebook Live

HORA_
18:00