A Casa do Impacto articula as suas diferentes intervenções de forma a apoiar a construção de um ecossistema com canais, e diversidade de projetos, capazes de cobrir os diferentes estádios e especificidades das iniciativas de empreendedorismo e inovação social.

Nesse sentido, e para operacionalizar o eixo da capacitação da Casa do Impacto, desenvolvemos o RISE for Impact, um programa de aceleração destinado a projetos em fase de validação da ideia, produto ou serviço e/ou modelo de negócio, tendo em vista a capacitação dos empreendedores na fase inicial de desenvolvimento.

Pretendemos chegar aos empreendedores mais motivados, com sentido de missão e com propostas que promovam soluções inovadoras na resolução de problemas e necessidades sociais de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

Queremos estimular uma geração de novas ideias e a sua transformação em soluções tecnicamente viáveis, financeiramente sustentáveis e apoiando os indivíduos e equipas que revelem motivação e competências para o empreendedorismo social e de impacto.

Slide

PRÉMIOS

> Bolsas mensais para startups selecionadas para a fase de Capacitação e Incubação;
> 10.500€ em prémios;
> Incubação e mentoria na Casa do Impacto.

O QUÊ?

Um programa de aceleração para startups de impacto que se encontram em fase de validação da ideia, produto ou serviço que promovam soluções ligadas aos ODSs.

O RISE for Impact é um programa de aceleração para empreendedores sociais criado pela Casa do Impacto. Promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Casa do Impacto é uma plataforma de inovação e de empreendedorismo social, dinamizadora de uma série de ações no domínio do empreendedorismo: Capacitação, Incubação, Investimento e Avaliação de Impacto.

PORQUÊ?

Vais colocar o teu projeto à prova, criar um produto e fazer parte de uma comunidade de impacto que acredita que o empreendedorismo é social.

> Tem acesso a mentoria e suporte por parte de profissionais de diferentes áreas;
> Encontra oportunidades de exposição a investidores e a potenciais clientes;
> Faz parte de uma comunidade de impacto com enorme sentido de missão.

COMO?

O programa decorre em 3 fases: Bootcamp, Capacitação e Incubação.

1 – Bootcamp: de 18 de setembro a 20 de setembro de 2020. Nele participam os projetos selecionados do universo total de candidaturas apresentadas, num máximo de 60 (sessenta) participantes online. No final desta fase são eleitos 10 projetos para a fase de Capacitação;

2 – Capacitação: de 28 de setembro a 30 de dezembro de 2020. Nela participam os 10 projetos que foram selecionados no Bootcamp. Prevê a frequência obrigatória de sessões de capacitação, duas vezes por semana, em formato online.

3 – Incubação: de janeiro de 2021 a 30 de abril de 2021. Nela participam os três projetos melhor classificados. Destina-se a apoiar a incubação na Casa do Impacto, com acesso a espaço de trabalho e mentoria customizada. No final será efetuada a apresentação dos três projetos finalistas em sessão pública.

Consulta aqui as condições de participação no RISE for Impact.

FAQS

Sim, todas as candidaturas deverão inscrever dois elementos. Ninguém faz nada sozinho e um projeto em equipa só acrescenta.

Sim, aceitamos projetos que já estejam em desenvolvimento e/ou equipas de trabalho que queiram apenas desenvolver inovação de produto para um projeto existente.

Sim. Aceitamos projetos de empreendedores de fraldas mas altamente motivados. Convence-nos e a tua casa é aqui!

Procuramos empreendedores completamente empenhados ao ritmo 24/7. Dois dias por semana, durante as semanas de aceleração entre o final de setembro e dezembro em sessões de trabalho online obrigatórias. O resto da semana serve para vocês usarem a testar a vossa ideia, validá-la ou como for mais útil para o vosso projeto dar o salto.

O prazo final de candidaturas é dia 07 de setembro.

Não. O Programa deverá decorrer quase na íntegra em formato online. Os empreendedores têm de garantir que vão estar presentes os dois candidatos por projeto no Bootcamp online, e de pelo menos um dos elementos de projeto nas seguintes fases, atividades do programa ou outros eventos que o constituem. Irão existir alguns momentos presenciais se houver condições de saúde pública para tal.

Qualquer um dos projetos que passem à fase de Aceleração ou mais tarde os que passem à Pós-aceleração é-lhes dado uma bolsa de participação no programa. Esta bolsa tem um valor de 691.70€ mensais por Projeto.

Os projetos que terminem a fase de aceleração, são elegíveis para se apresentarem como candidatos a apoio financeiro no âmbito do Programa +Plus 2021, entrando diretamente na segunda fase de seleção do mesmo.