Já está online a plataforma de apoio psicológico, que a Casa do Impacto desenvolveu no âmbito do movimento Tech4covid19 e com o apoio das Startups de Impacto ZenKlub, Doctorino e Hug-a-Group e em parceria com a WithCompany e a DoctorSpin.

A plataforma oferece vídeo-consultas online e gratuitas de apoio psicológico especializado, com o objetivo de responder eficazmente aos efeitos da pandemia na saúde mental.

Esta iniciativa da Casa do Impacto, estruturou-se em volta da perceção clara de que o estado de “emergência mental” caminharia a par com o estado de emergência. Como resposta, criou a plataforma acalma.online, com o apoio de vários membros da comunidade empreendedora e do impacto.

Com o aumento do número de casos de doentes diagnosticados com o COVID-19 e com as estratégias implementadas para gerir a sua propagação estima-se um aumento de pessoas com dificuldades psicológicas causadas por esta pandemia, com impacto a curto, médio e longo prazo na saúde mental dos portugueses. A perda de familiares e amigos, o isolamento social, a adaptação a novos modelos de trabalho, o confinamento a um espaço, o aumento do risco social e a imprevisibilidade do futuro constituem-se como fatores de risco para a saúde mental e para o aumento da psicopatologia.

A exigência da adaptação a novas rotinas e ao trabalho remoto, obrigam a criar uma nova relação com o tempo e o espaço, tanto para aqueles que agora confinados entre quatro paredes conciliam vários papeis, como os que se vêm em isolamento completo.

Atenuar os efeitos do confinamento, através de apoio especializado e com uma ferramenta simples e acessível, foi o objetivo da Casa do Impacto, na criação desta plataforma nacional de apoio à saúde mental.

O acalma.online conta já com uma rede de 30 profissionais, certificados pela Ordem dos Psicólogos, prontos para intervir em situação de crise. Espera-se que esta rede venha continuamente a aumentar, à medida que mais psicólogos, igualmente certificados, se juntem a esta iniciativa.

Os psicólogos atuam segundo o Modelo de Intervenção em Crise, que consiste na criação de uma relação rápida e segura, e de forma não intrusiva, no apoio a necessidades e preocupações imediatas; no alívio imediato e estabilização da sintomatologia psicopatológica; no apoio à resolução da resposta desadaptativa ao acontecimento gerador de desorganização; na promoção de competências para resolução da situação desencadeadora de mal-estar e na promoção de competências para um crescimento pós-traumático, de forma a que as pessoas tenham um papel ativo na sua recuperação.

Para obter ajuda, qualquer pessoa pode aceder a acalma.online, de forma gratuita e simples, não sendo necessário criar um registo. As vídeo-consultas (com duração entre 30 e 45 minutos) são realizadas por psicólogos clínicos experientes e devidamente preparados.

Para marcar uma consulta, basta selecionar o psicólogo e a hora da consulta. Confirmado o agendamento, a sessão decorre na plataforma à hora agendada.

Os psicólogos inscritos são voluntários, o que confere a gratuitidade das consultas. Psicólogos interessados em fazer parte do projeto e receber formação e/ou experiência em intervenção em situação de crise podem inscrever-se aqui.