A Casa do Impacto esteve à conversa com Frederica Cerqueira, promotora do menos hub em parceria com João Duarte. O menos é uma startup que participou no bootcamp da primeira edição do RISE for Impact.

Durante as próximas semanas vamos conversar com outros participantes e mostrar-te que o RISE for Impact é o programa de aceleração certo para desenvolveres o teu projeto de impacto. Candidata-te à próxima edição e junta-te à comunidade que faz a diferença.

O menos simplifica a criação de micro-negócios, para que qualquer pessoa possa criar as suas oportunidades. Reconhecendo que os empreendedores enfrentam diferentes barreiras na criação e crescimento dos seus micro-negócios, o menos, procura dar resposta a estas barreiras através do Programa de Ignição, de acesso a serviços e parceiros e da possibilidade de pertença a uma comunidade de empreendedores. A equipa combina experiência no mundo corporativo e das startups, em iniciativas do terceiro sector e em algum voluntariado na área do empreendedorismo.

Como tiveram conhecimento do RISE?

Fazemos parte da comunidade da Casa do Impacto e foi através desta comunidade que soubemos do RISE. Conversámos com a equipa e percebemos que seria uma ótima oportunidade para o nosso projeto se solidificar.

O que vos impulsionou a participar?

Quando surgiu a oportunidade de participar no RISE estávamos num momento de grande transformação em que sabíamos que estava na altura de crescer e dar um salto, mas ao mesmo tempo sentíamos que precisávamos de algum apoio para isso acontecer.

Confiando no trabalho desempenhado pela Casa do Impacto, sabíamos que ia ser um programa muito bem organizado e que nos ia ajudar nesse caminho.

Qual a vossa experiência durante o bootcamp? De que forma acham que a participação no bootcamp contribuiu para o desenvolvimento do vosso projeto?

Já conhecendo o formato bootcamp, foi muito bom poder regressar e aproveitar este fim-de-semana intenso para podermos rever o trabalho que estávamos a desenvolver e receber o valioso input dos mentores e júri. Saímos do bootcamp com a confiança reforçada, de que aquele era o caminho a seguir.

Sentem que o vosso projeto beneficiou da partilha de espaço e tempo com outros projetos e startups de impacto?

Certamente! O bootcamp do RISE foi uma oportunidade única de podermos estar em contacto próximo com várias startups de impacto, com tantos caminhos diferentes e interessantes. Partilhámos o bootcamp com projetos que já conhecíamos (e foi muito bom partilharmos essa experiência e reforçar a relação) e pudemos também conhecer projetos que nos eram totalmente novos e sermos inspirado pelas suas missões.

Como cresceu o vosso projeto desde que participaram no bootcamp?

Muito mudou desde que estivemos no RISE há um ano. Conseguimos atrair o investimento que procurávamos para continuar a crescer nos próximos tempos, a equipa está a crescer e lançámos até uma nova iniciativa, a Compra aos Pequenos, que nos está a trazer uma ótima experiência de apoiar e conhecer a realidade dos pequenos negócios por todo o país.

Especificamente, participar no RISE aumentou a nossa rede dentro do empreendedorismo de impacto e permitiu-nos fortalecer relações com outras startups e a Casa do Impacto, e esta rede de apoio é do mais importante para uma startup que está a crescer!

Como é que o vosso projeto contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU?

O nosso trabalho foca-se principalmente no ODS 8 – Emprego Digno e Crescimento Económico. Trabalhando principalmente com pessoas que não estão numa situação de pleno emprego, acreditamos que temos também um importante contributo para o ODS 1 – Erradicação da Pobreza. Tendo nós empreendedores que apoiamos, uma maioria de mulheres, um número significativo de migrantes e focando-nos na criação de oportunidades, o trabalho também toca os ODS 5 e 10, promovendo a igualdade de género e a redução das desigualdades.

Qual a mensagem que queres deixar a quem se queira candidatar à próxima edição do RISE for Impact?

Façam-no! O RISE é uma ótima oportunidade para fazerem crescer a vossa startup de impacto e vão ter acesso a uma rede incrível que muito contribuirá para o vosso sucesso.

montra com quadro de ardósia com a frase Thank You For Shopping Local