O desafio proposto pelo Santa Casa Challenge 2018 foi no âmbito do ODS4 – Educação de qualidade. Os projetos candidatos ofereceram soluções para assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e para promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Candidataram-se 169 projetos de várias nacionalidades e o vencedor foi o projeto português Visionary, que concebeu o primeiro browser do mundo para estudantes com baixo grau de visão. Através de um algoritmo que mapeia e traduz conteúdos para interfaces personalizáveis, este navegador visava tornar o mundo online mais acessível a pessoas com perda visual.

Com o prémio do Santa Casa Challenge foi possível à Visionary desenvolver um minimum valuable product cujo protótipo será lançado durante a Web Summit 2019. O projeto que agora vê a ideia transformada em negócio afirma que a participação no Santa Casa Challenge e relação com a Casa do Impacto foram fundamentais para a sua sustentabilidade, nomeadamente através do apoio no desenvolvimento do business plan e da ligação com a comunidade de impacto.

O segundo classificado no concurso, a Academia MyPolis, apresentou uma ferramenta digital que promove a cidadania na comunidade escolar através de experiências gamificadas. Os alunos aprendem sobre as diversas linhas de Educação para a Cidadania através do jogo e os professores encontram nesta ferramenta uma solução complementar ao seu trabalho, potenciando o seu papel e o dos alunos.

A Academia MyPolis encontra-se incubada na Casa do Impacto, beneficiando de um dos prémios atribuídos ao primeiro e segundo classificados – um pack de incubação para dois elementos de cada projeto na Casa do Impacto por um período de um ano.

Desde que finalista do concurso, são vários os marcos atingidos, entre eles:

> Parceria para o impacto que possibilitou desenvolver e implementar a ferramenta em escolas de três municípios do pinhal interior durante três anos
> Venda e implementação da ferramenta nos municípios de Oeiras e Torres Vedras
> Especialização da ferramenta em duas ferramentas complementares:

– SPOT Cidadania – ferramenta para a sala de aula que é um veículo do programa da disciplina Cidadania e Desenvolvimento
– MyPolis na escola – ferramenta que promove a participação ativa de alunos em problemas da comunidade escolar e municipal

O terceiro finalista, o SAPIE – Sistema de Alerta Precoce para o Insucesso Escolar, apresentou uma ferramenta online com recurso a inteligência artificial que monitoriza e analisa indicadores referentes a sucesso escolar, saúde física e psicológica dos alunos e permite sinalizar precocemente perfis em risco de insucesso e abandono escolar.

No primeiro ano de implementação, o SAPIE apresentou resultados surpreendentes, tal como demonstrado pelo estudo de avaliação de impacto efetuado pela Universidade de Coimbra:

> Começou a ser implementado em mais de 85 agrupamentos de escolas de norte a sul do país, integrando os dados que as escolas já dispunham nos seus programas de gestão escolar
> Permitiu evitar a retenção de 408 alunos, representando uma poupança de 1,8 milhões de euros para o estado
> Alavancou o interesse de outros targets tais como os municípios e comunidades intermunicipais

No dia 5 de novembro na Web Summit entre as 15.00h e as 15.30h, será lançado o desafio para a edição 2019 do Santa Casa Challenge e os três projetos finalistas da edição 2018 irão apresentar as suas soluções e falar sobre a trajetória até ao momento.

Por aqui lembramos que os prémios se mantêm iguais ao da edição anterior, sendo que 15.000€ estão destinados ao melhor classificado, o pack de incubação de 1 ano na Casa do Impacto aos dois melhores classificados e um Alpha Pack para a Web Summit (link para post web summit) 2020 para os três melhores classificados.

Podem encontrar estas startups durante a Web Summit no Alpha stand, prémio atribuido pelo Santa Casa Challenge aos tres melhores classificado.

  1. Visionary – Alpha stand – A-367

https://www.linkedin.com/company/the-visionary-project/

  1. Academia MyPolis – Alpha stand – A-448

https://www.facebook.com/academiamypolis.eu/

  1. SAPIE – Alpha stand – A-438

https://www.facebook.com/academiamypolis.eu/